terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dicas



Dicas para o Début

As mães afoitas, correm atrás dos preparativos para deixar sua bela pricesa mais bela nesse dia.

Debutar é ver menina bonita, deixar vestido de chita, tirar do cabelo a fita.Vestir vestido encantado de baile, todo enfeitado, com as cores dos sonhos lindos. E, em seus olhinhos, sorrindo, vestir poesia inocente, vestir poesia que sente nos versos que o coração da menina-flor botão não é mais de uma qualquer. Pois a noite debutante transformou naquele instante flor-menina em flor-mulher.

E as mães, afoitas, correm atrás dos preparativos para deixar sua bela princesa mais bela nesse dia. E como as coisas mudaram desde aquela fase dos anos dourados (1950-60), eternizados pelos lindos bailes de debutantes, quando a menina-moça descia uma escada em curva, em belo traje de gala, e era recebida com exclamações dos presentes e dos príncipes encantados que aguardavam o momento mais esperado: a hora da valsa.

Como diz o especialista em diversos tipos de cerimoniais, Edson Tauhyl, há partes do cerimonial mais tradicional que estão quase abolidos, como a boneca e o sapato. "Existem algumas mães e debutantes que querem, (afinal a festa é delas), a troca dos vestidos podem ser dois e não três. Só se a debutante faz mesmo questão. São muitos os detalhes, e tudo vai depender do estilo de evento escolhido, para fazermos as adequações", explica. O próprio perfil da família influi na escolha da festa, como lembra Edson Tauhyl.

A dupla de cerimonialistas Rebeca Cassab (cerimonial) e Vera Rocha (organização), aponta que, hoje em dia, a liberdade predomina entre os jovens que buscam alternativas criativas, muitas até inusitadas, para diferenciar sua festa das outras, como é o caso das festas temáticas que predominam na escolha: havaianas, anos 60, medievais, máscaras, mexicanas, mil e uma noites, safári africano, hollywoodianas, entre outras. Mas uma coisa é certa, as festas de debutantes mais tradicionais, com direito a valsa, 15 casais, e velas, ainda não ficaram totalmente para traz, não, como afirmam as especialistas.

"O cuidado e os detalhes podem ser comparados aos preparativos de uma festa de casamento. O ideal é que a festa seja planejada com, no mínimo, uns três meses de antecedência e muitas vezes, dependendo do tema, a organização pode começar até um ano antes", comenta Rebeca.

DICAS COM QUEM ENTENDE

Respeitando o gosto dela

Para as organizadoras de festas, Rebeca e Vera, o mais importante é que o sonho da menina, quase mulher, seja realizado, por isso é fundamental deixar que ela participe de todas as etapas, desde a escolha dos convites, até o vestido que usará no dia.

As inovações não ficam apenas nos temas, ou no tipo de música. Os cardápios também passaram a atender muito mais ao gosto dos adolescentes, incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa como mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses (sushis, sashimis). Muitas vezes são oferecidos dois tipos de cardápios, um para os adolescentes, outro para os adultos. As lembrancinhas e os convites também são alvo da criatividade dos adolescentes que buscam sempre alternativas inusitadas. "Quanto às atrações da festa como bandas, artistas famosos (em geral para dançar a valsa com a debutante) são freqüentes, claro, mas tudo vai depender do orçamento da festa, pois quanto mais elaborada, com diversas atrações, mais cara vai ficar", aponta Vera Rocha.

Dica especial das especialistas: "Neste momento a mãe deve lembrar que a festa está sendo feita para realizar o sonho da filha e não o dela (como muitas vezes acontece").

Organizando uma festa perfeita

Quando o cliente chega num Buffet como o Tôrres, que possui tradição e inova a cada momento para se manter antenado nas novidades, porém sem perder a classe, é comum que a mãe venha com a filha, e tenha idéia de alguns profissionais. "Ma a maioria não tem", diz Luiz Gustavo Pirôllo, gerente da casa. E, a partir da locação do espaço, entra a figura do promoter que estará acompanhando tudo que for necessário para que a festa aconteça do jeito que foi encomendada pelos pais e desejada pela debutante. No caso do Buffet Tôrres, não se costuma fazer pacote, incluindo profissionais que trabalham para a casa. "O que fazemos é indicar, quando eles não têm, e alertar para casos que possam ter ocorrido com determinado profissional", explica Luiz Gustavo.

É a fase da organização, que muitas vezes começa com um ano e meio de antecedência (convites, lista de convidados, escolha dos vestidos, das 15 amigas e amigos, do príncipe etc), que vai dar o toque próprio da festa. Hoje em dia, confirmam os especialistas e Luiz também, há muito que não se vê a troca de bonecas e a parte do sapato. "Há 30 anos atrás, debutavam juntas, 15 meninas. Hoje, elas são apenas figurativas e acompanham uma aniversariante. Aliás, a festa de debutante de agora, mesmo com a parte tradicional, está mais com jeito de balada jovem, de festa de aniversário. Há o momento para os pais, e o momento para o jovem.

Outro dado interessante é que uma festa de debutante, muitas vezes, pode sair mais cara do que um casamento completo.

Na parte de execução, Luiz explica que a festa é feita para dar certo. "Não tem como repetir a festa, se der errado". Por isso é importante checar se tudo foi providenciado e contar com profissionais gabaritados. Tal como um relógio suíço.

O esquema do Tôrres é oferecer o coquetel de entrada, para a recepção dos convidados, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. Há um som ambiente, e pode acontecer a Fun Photo, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Abre-se o salão, já todo preparado para a festa, e a debutante reaparece, depois de ser preparada pelo cabeleireiro e fazer a segunda troca de vestido. A cenografia pode ser uma escadaria, ou até mesmo um elevador suspenso, com um foco especial de luz para a entrada triunfal da debutante. Raios laser com o nome dos casais que vão chegando na pista, vão sendo projetados. Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante. Eles caminham até o local da vela, acendem uma a uma e vão se posicionando na pista.

O pai vai até a filha para recebê-la. Até essa parte, é muito comum de se ver em grande parte das festas.

Depois, tudo gira em torno de um momento muito pessoal, tendência forte nas festas de hoje. Os meninos e meninas do cerimonial são amigos da debutante. Seu namorado é o príncipe. "A parte de alimentação está adaptada para atender basicamente dois grupos: os adultos e os jovens. Para estes, preparamos ambientes mais descontraídos, com lounges, e uma forma de eles se servirem por conta própria", comenta Luiz Gustavo.

O mais importante, para um profissional como Luiz, que sempre se emociona na parte das homenagens, é que todos os convidados e, em especial a debutante, estejam alegres e bem, porque uma festa é isso. É para celebrar momentos especiais.

Luiz Gustavo dá dicas importantes: "Com o bolo na pista para o corte e Parabéns, e os 15 casais já posicionados para as valsas, o mestre de cerimônias chama os pais. É uma forma de não ficarem ali, parados à toa na pista. Procure um DJ antenado com o que os adolescentes estão ouvindo. A balada fica mais do gosto deles. A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido".

Seqüência tradicional

Zanoni, do Príncipe de Honras, explica que na festa de 15 anos, são muitos itens a se considerar. Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional, como mostra a seguir.

1ª parte:

-recepção dos convidados

-coquetel e jantar, com som ambiente

-ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido

2ª parte:

O cerimonial dos 15 anos (leia logo abaixo)

3ª parte:

Início do Baile

Como deve ser um Cerimonial de 15 anos: (Tradicional)

1 - Abertura do cerimonial

2 - Entrada do cortejo (familiares)

3 - Entrada dos Príncipes para apresentação

4 - Entrada das Damas de Honra

5 - Entrada da Aniversariante

6 - Recepção pelo seu Príncipe de Gala

7 - Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô)

8 - Troca do sapato (opcional)

9 - Passagem da boneca (opcional)

10- Telão (retrospectiva da vida da debutante)

11 - valsas:

a) 1ª com o Pai

b) 2ª com avô - padrinho - irmão - ou tio (a escolher)

c) 3ª Com seu Príncipe, para apagar as 15 velas

12 - Parabéns

a) corte do bolo

b) brinde com champanhe

13 - Homenagens

a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado)

b) arranjos de flores - textos ou músicas

14 -Entrega das lembrancinhas:

a) para os casais que dançaram a valsa

15 - fotos

16- Início do baile / balada

Esse é, segundo Zanoni, o verdadeiro Cerimonial dos 15 anos Tradicional. Hoje, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.

Saindo do lugar comum

Para Wanderley Camarneiro, o Foca, cobrir festas, debuts, casamentos e aniversários há mais de 30 anos é, além de profissão, missão de fazer o melhor, de buscar novidades e dar ao cliente a certeza de um serviço de qualidade. Para ele, é necessário fazer um acordo com a filha e a mãe para que as fotos e as filmagens, que são o grande registro de um momento único na vida, não virem um "mico", como diz. "Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Então, o melhor, é evitar muita pose com a família, fora de hora. Aproveitar o início, quando a festa não começou, na hora da recepção, é a melhor hora. "Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta", explica Foca.

Uma de suas grandes tiradas para o début é o jornal ‘Delight’ produzido com exclusividade, enquanto rola a festa. "É um jornal que é feito no meio do evento", explica. Quando os convidados vão embora, recebem um exemplar com a cobertura fresquinha ainda, da festa. Haja criatividade!

Foca recomenda: "se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã".

Dicas da Debutante Acontece:

-O coquetel na entrada é uma forma de os convidados irem degustando e bebendo algo, enquanto aguardam o grande momento da debutante.

-Na hora de acender as velas, estas são acesas pela chama da vela central, que foi acendida pela mãe da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de música significativo para cada um.

-Depois da terceira valsa, os demais convidados são convidados a dançar. As valsas vienenses são as mais executadas, entre elas, as eternas Valsa das Flores, de Tchaikovsky, Valsa do Imperador, Danúbio Azul e Contos dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II.

Serviços:
Rebeca Cassab e Vera Rocha – (11) 3826-0745
Edson Tauhyl (11) 4992-1961
Príncipe de Honras (11) 6468-2372
Foca (11) 5092-4480
Núcleoa A (11) 4426-2005
Buffet Tôrres (11) 3168-7466


Fonte: debutante acontece


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